14 setembro 2011

Manchester



"Quando não se consegue ganhar, não se pode perder."
Giovanni Trapattoni

A importância de um ponto segundo um dos mais emblemáticos treinadores que passaram pelo Benfica. Esta noite cheirou a Europa. Poderia ter sido excelente, ficou-se pelo bom. Contra um colosso histórico, que esteve em 3 das últimas 4 finais, a equipa passou uma boa imagem. Fica na retina um Benfica realista, solidário e esforçado. Sendo justo, fica também a ideia que suamos mais do que eles para obter o mesmo resultado. Sinais da experiência de Ferguson e de muitos dos jogadores do United.

Jorge Jesus apostou bem. Mesmo com as algumas alterações inesperadas de Ferguson, preparou a equipa para o pior cenário. Uma atitude realista, que me parece ser um bom ponto de partida para quem enfrenta uma Champions. Faltou-lhe alguma audácia que surgiu com a aposta em Nolito, resfriada 20 minutos depois com a entrada de Matic. Opções que se justificam pelo peso de adversário e pelo facto deste primeiro jogo não ter um carácter decisivo.

Hoje jogou um Benfica mais maduro. Ainda sem empolgar, mas longe do Benfica europeu do ano passado. Mais pragmático. Possivelmente fruto da "pré-temporada europeia". Exige-se no entanto que a equipa assuma o favoritismo nos próximos jogos.

Duas equipas que não arriscaram o suficiente para vencer, mas conscientes da importância de não perder. Ficou o empate numa boa noite europeia.

Ps. O subestimado Trabzonspor, que vulgarizamos, congelou o Giuseppe Meazza esta noite.

Ps2. Brutal Cardozo!