18 agosto 2012

Ver Braga por um canhoto



Regresso ao futuro : o 442 de volta, ou a única forma de meter o Rodrigo lá para o meio.

Entramos no campeonato com surpresas. A principal foi a inclusão de Rodrigo no lugar de Martins, posicionado mais à frente, perto de Cardozo. O miúdo acabou por estar em destaque, carregando a equipa em diversas situações, muito ao estilo dos seus melhores dias na época passada. Muita fome de bola! O meio-campo ressentiu-se no entanto. Muito espaço para Witsel e Javi controlarem as movimentações de Viana, Custódio e Mossoró. Equipa mais explosiva, principalmente pelo contributo de Rodrigo e Salvio, mas mais desequilibrada num dejá-vu de 2011.

Apesar de tudo, tudo sereno até ao minuto 54. Sem grandes sobressaltos a equipa parecia controlar as investidas arsenalistas e apostava na velocidade para desequilibrar. Até que a corrente quebrou no sitio onde havia mais probabilidade de quebrar. A canhota inferior. Com dois erros à beginner perdemos em poucos minutos uma posição confortável de controlar um jogo que parecia nosso. Um autogolo sem qualquer pressão do adversário e uma reposição de bola deficiente. Suficiente, para rimar.

Percebo o que Jesus vê em Melgarejo. Não tenho dúvida que é um Coentrão na forja. Mas uma coisa é certa. O paraguaio vai errar. Uma, duas, três, quarto vezes. Tal como errou Coentrão. É normal. E cada vez irá errar menos. O seu sucesso irá passar pelo tipo de erros cometerá, quando os cometerá e o que comprometerá. Hoje teve (tivemos) azar. Custou-nos 2 pontos. Por muito que se queira fugir à novela é inevitável. É irresponsável arrancar para uma época sem uma solução mais experiente na posição - pá, mandem-me o Eliseu, já estou por tudo!

Não estou tão certo na posição de Jesus nesta matéria, apesar de também já ter dado indícios que iria fazer do Melga o seu cavalo de batalha, lá com a bazófia da evolução do Coentrão. Mas ainda ontem deu a entender que o plantel só tinha evoluído do meio-campo para a frente. Tal como a meio do estágio reconhecia a falta de soluções para a lateral esquerda. Parecem me recados a mais para tantas certezas no puto.

2 pontos pelo caminho como é da praxe. Keep calm e carrega Benfica.

Salve Salvio! Que saudades!